Tecnologia na medicina: conheça as mais recentes descobertas

Medicina e tecnologia sempre andaram juntas, afinal os estudos científicos são a base para trazer soluções efetivas na área da saúde. Os benefícios são inúmeros, tanto para os pacientes, quanto para os profissionais, que passam a ter em mãos ferramentas cada dia mais inovadoras gerando maior qualidade de vida e mais eficiência nos diagnósticos.

De atendimento remoto a interface cérebro-máquina, conheça algumas das mais recentes descobertas científicas e descubra como a tecnologia na medicina vem sendo revolucionária, inclusive, em algumas clínicas em BH!

Atendimento à distância

Hoje, já é possível realizar atendimentos remotos aos pacientes que não conseguem se locomover até um consultório ou hospital. Isso graças à era digital que traz a possibilidade de médicos e pacientes se verem e conversarem via videoconferência. Com a ajuda de softwares, e um cadastro detalhado na primeira consulta, o profissional da saúde consegue monitorar qualquer anormalidade e acionar o paciente sempre que necessário.

Sensores subcutâneos

Mensurar o nível de oxigenação, realizar a contagem de plaquetas, fazer um hemograma, medir o percentual de lipídios, entre outros diagnósticos, são possíveis por meio de uma tecnologia que chega para facilitar a vida de médicos e pacientes. Esses sensores são implantados na camada subcutânea, podendo medir os parâmetros sanguíneos do paciente.

O mais interessante é que esses dispositivos são muito sensíveis e conseguem apontar, por exemplo, resultados de glicemia em segundos, só deixando o celular próximo ao sensor. Essa é uma tecnologia na medicina que já está disponível, mas ainda não é acessível devido ao alto custo.

Impressoras 3D

Sim, esse equipamento pode trazer grandes benefícios para a medicina, já que oferece a possibilidade de imprimir órgãos e membros humanos de uma forma muito realística. Quais são os ganhos? A partir dessa tecnologia, médicos, estudantes e cientistas têm em mãos um material real para ser a base de treinamentos cirúrgicos mais complexos.

Sistema integrado

Em um mundo tecnológico, as incontáveis fichas cadastrais perdem vez. Todos os prontuários podem estar acessíveis em um sistema integrado que permite ao médico, hospital ou laboratório ter informações clínicas mais precisas com base no histórico do paciente. É possível armazenar todas as consultas, condutas terapêuticas, medicamentais, e exames laboratoriais e radiológicos, tudo em um único acesso.

Interface cérebro-máquina

Já imaginou uma tecnologia que é capaz de ativar uma parte do corpo humano? – que foi desativada por algum motivo, como paralisia muscular ou paraplegia – apenas por meio do pensamento? Essa tecnologia ainda está em estudos, mas mostra resultados animadores: a capacidade de modificar funções neuronais por meio da neuroplasticidade, ou seja, a disposição do sistema nervoso de se transformar, se adaptar e se moldar mediante a novas experiências.

Na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, um exemplo dessa tecnologia foi exposto para todos: um homem paraplégico deu um chute em uma bola de futebol usando um exoesqueleto, equipamento desenvolvido pela equipe do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.

Esses são apenas alguns exemplos da tecnologia na medicina que tem revolucionado a vida de médicos e pacientes. Nos próximos anos, muitas outras ainda surgirão para facilitar o ambiente da saúde. Vamos torcer para que todas as pesquisas sejam bem-sucedidas e transformem a maneira como cuidamos do nosso corpo.

O que você pensa a respeito dessas tecnologias? Participe da conversa, deixando seu comentário e compartilhe essas novidades nas suas redes sociais!

Leave a Comment

Filed under Blogging

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *